Notícias da Zentiva

European Health Check

17 dezembro 2024    /    Notícias

A Zentiva patrocina o evento "European Health Check":77% não acredita que o enquadramento dos medicamentos genéricos seja sustentável.

Bruxelas/Praga, 17 de dezembro de 2024: Uma sondagem em direto realizada durante o evento "European Health Check" revelou que 77% dos participantes não acredita que o atual enquadramento aplicado à indústria de genéricos seja sustentável ou assegure eficazmente a disponibilidade e acessibilidade dos medicamentos para os pacientes em toda a UE. Este resultado revela uma necessidade crítica de reformas sistémicas para apoiar a indústria de genéricos, que desempenha um papel fundamental na oferta de cuidados de saúde acessíveis e de qualidade na Europa. O evento reuniu líderes da indústria de genéricos, decisores políticos e profissionais de saúde, tendo sido organizado pelo PoliticoLive e patrocinado pela Zentiva.

Com os medicamentos genéricos a representarem 70% dos fármacos utilizados na Europa, incluindo 9 em cada 10 medicamentos da lista de medicamentos críticos, estes tratamentos são a base da saúde pública, enfrentando, no entanto, desafios cada vez maiores.

"Os medicamentos genéricos são a base do sistema de saúde europeu, mas estão sob crescente pressão devido a regulamentos fragmentados, limites de preços e devido à implementação burocrática do European Green Deal. A Europa precisa de manter a sua competitividade. O nosso sistema de saúde é único, com padrões elevados e um compromisso de não deixar ninguém para trás”, afirmou Ines Windisch, Head of Communications, Corporate Affairs & Sustainability da Zentiva, que abriu a discussão e acrescentou: "O Critical Medicines Act é um passo necessário, mas deve reformular o quadro regulatório e fornecer incentivos à produção para garantir que os medicamentos continuam acessíveis, económicos e sustentáveis para aqueles que deles dependem diariamente. As nossas discussões não devem ser apenas teóricas, mas um verdadeiro catalisador de mudanças que tenham impacto.”

No decorrer do evento, representantes de alto nível de instituições-chave da UE, do Parlamento Europeu, de um governo nacional e da associação Medicines for Europe analisaram os desafios e oportunidades deste setor farmacêutico, partilhando perspetivas sobre as dimensões regulatória, económica e social.

Entre as principais conclusões, destacou-se o risco crescente da escassez de medicamentos. Embora as medidas de reporte e mitigação estejam a avançar, as políticas fragmentadas de armazenamento estratégico nos maiores Estados-Membros podem deixar os países mais pequenos vulneráveis. Isto não só contraria o princípio de solidariedade da União Europeia, como também impõe custos adicionais e encargos administrativos à indústria, além do risco de desperdício de medicamentos.

A Diretiva sobre Tratamento de Águas Residuais Urbanas também foi um dos temas debatidos. Apesar das preocupações expressadas por 16 Estados-Membros, a diretiva foi aprovada a nível da UE e encontra-se agora em fase de implementação. Adrian van den Hoven, Diretor-Geral da Medicines for Europe, afirmou: “A nova diretiva determina que, devido ao consumo humano de medicamentos e à consequente libertação de resíduos no sistema de esgotos, será aplicada uma taxa à indústria farmacêutica. Na prática, isto representa um imposto sobre o consumo de medicamentos. Tal poderá levar a um aumento da carência de medicamentos, tornando a produção economicamente inviável para a indústria de genéricos.” Além disso, esta abordagem seletiva – que impõe mecanismos de partilha de custos exclusivamente aos setores farmacêutico e cosmético – levanta sérias questões de equidade.

A Zentiva apela à ação. Com base na forte adesão da indústria e dos decisores políticos no evento, a Zentiva e a indústria de genéricos solicitam aos líderes da UE o ajuste dos modelos de preços para refletirem as pressões inflacionárias e garantirem a sustentabilidade económica, a priorizarem políticas harmonizadas de armazenamento estratégico e a implementarem mecanismos de partilha de custos justos, que não penalizem apenas alguns setores. Ao adotar estas medidas, a Europa poderá reforçar a segurança e a resiliência do abastecimento de medicamentos, assegurando a acessibilidade de tratamentos de qualidade para todos os pacientes da UE.

"Os medicamentos genéricos são mais do que soluções económicas – são essenciais para milhões de pessoas. Juntos, devemos garantir a sua disponibilidade e sustentabilidade para as gerações futuras”, concluiu Ines Windisch, sublinhando que assegurar um futuro viável para a indústria de genéricos é essencial para proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos europeus.

📽️ Perdeu o evento? Veja a gravação completa aqui: https://youtu.be/v0d9S4Vc9sg
European Health Check: garantindo o acesso dos pacientes a medicamentos sustentáveis – POLITICO

Sobre a Zentiva

A Zentiva é uma plataforma pan-europeia que desenvolve, fabrica e fornece medicamentos acessíveis e de qualidade a mais de 100 milhões de pessoas na Europa. Com quatro unidades de produção próprias e uma vasta rede de parceiros externos, a Zentiva assegura a segurança do abastecimento em áreas terapêuticas-chave, incluindo Cardiologia & Circulação, Diabetes, Oncologia, Doenças Respiratórias e SNC, ao mesmo tempo que expande o seu portfólio de autocuidado. De propriedade privada, a Zentiva apresenta um crescimento sustentável de dois dígitos e tem um plano ambicioso de cinco anos para continuar a expandir-se fortemente em toda a Europa.

A nossa equipa, composta por mais de 5.000 talentos únicos, está unida pelo propósito de promover a saúde e o bem-estar para todas as gerações. Trabalhamos para fazer da Zentiva um excelente local para trabalhar, onde todos se sintam bem-vindos, valorizados e capacitados para dar o seu melhor.

Para mais informações sobre a Zentiva, visite www.zentiva.com.

Contacto para a Imprensa:

Ines Windisch
Head of Communications, Corporate Affairs & Sustainability
ines.windisch@zentiva.com